domingo, 18 outubro 26

Top 5 semana

Posts Relacionados

A Presença como Razão de Viver

A Física do Rhema e a Falência do Fronte:
A Presença como Razão de Viver

I. O Manifesto dos Gestores de Ruínas

Vivemos na era dos gestores de ruínas. Adiamos o confronto na ilusão de que o tempo é um pacificador, quando, na verdade, ele é apenas o palco onde a omissão apodrece. Fugimos do fronte da vida porque a linha de frente exige o peso da presença e o gume da palavra instantânea. Somos covardes teatrais: preferimos chorar sobre os destroços de uma oportunidade perdida a assumir o risco de empunhar o Rhema — a palavra viva e oportuna — que cortaria o dano na raiz.

Tornamo-nos peritos em tardofenia: a arte trágica de oferecer a resposta perfeita quando o tempo de agir já expirou. Uma ajuda atrasada não é um ato de bondade; é um estorvo, uma afronta ao momento que exigia precisão. A física das atitudes humanas é implacável: se a reação não for aplicada imediatamente contra a força do impacto, nós não contemos o dano; apenas colidimos com os destroços.

II. O Treinamento dos Soldados Desertores

Diante dessa paralisia, a pergunta que nos assombra deve ecoar nos pátios das nossas instituições: como estamos treinando os nossos soldados? O que estamos fazendo com os nossos filhos, alunos e discípulos?

A resposta é incômoda. As escolas e universidades treinam mentes para reter conteúdos estáticos, transformando alunos em arquivos de dados, mas falham miseravelmente em treinar suas atitudes para o imprevisto da vida. Paralelamente, as religiões frequentemente educam seus discípulos para a resignação tardia ou para a terceirização da força, ensinando-os a gerenciar o luto dos erros cometidos em vez de despertá-los para a vigilância do Kairós — o tempo oportuno da ação justa.

O resultado é uma sociedade cronicamente atrasada. Uma civilização que gasta fortunas na reparação de danos ocorridos, mas que é incapaz de investir na previsão de riscos e no desenvolvimento da capacidade de retenção rápida. Não ensinamos o bloqueio oportuno. Ensinamos a autópsia. Criamos filhos e fiéis que conhecem o vocabulário da lamentação, mas ignoram a linguagem da barreira.

III. A Lâmina Invisível: Separando Alma e Espírito

É neste cenário de negligência pedagógica que a metáfora bíblica de Hebreus 4:12 se torna um manual de sobrevivência. Como é possível estabelecer uma fronteira entre a alma e o espírito?

A alma (Psyché) é o território do nosso pânico e da nossa pressa atrasada; ela quer adiar o confronto por medo da dor imediata da colisão. O espírito (Pneuma) é a nossa consciência desperta, o lugar onde a verdade habita sem distorções. O estudo contínuo e o treino das atitudes servem para afiar a palavra até que ela se torne uma pedra angular instantânea. Quando o Rhema é disparado na hora exata, ele funciona como uma faca de dois gumes: ele corta a névoa emocional da alma e liberta a clareza do espírito. Ele separa o que é mero impulso reativo daquilo que é o posicionamento eterno do ser.

IV. O Fronte e a Soberania da Presença

“Compreendemos, por fim, que o erro crônico da nossa criação foi focar na potência da ação e esquecer a soberania do tempo. Passamos a vida acumulando ferramentas pesadas, discursos robustos e armas intelectuais grandiosas, mas de nada vale a magnitude de uma espada se o guerreiro hesita no milissegundo do golpe. A oportunidade de presença é infinitamente mais importante que a potência da ação.”

Uma palavra simples, dita no exato instante do Kairós, reconstrói o universo; o mais elogiável tratado filosófico, entregue com um segundo de atraso, é apenas poeira. Treinar para o fronte da vida não é blindar-se contra o combate, mas aprender a habitá-lo. É o poder da ação oportuna que conduz e prossegue a história. Quando estamos inteiros no agora, a nossa reação deixa de ser um eco desesperado do medo e passa a ser uma barreira de retenção precisa.

A busca pelo aperfeiçoamento contínuo, a caça obsessiva pelo vocabulário perfeito e o treino diário de nossas atitudes não são fardos intelectuais. Eles são a própria razão para viver. Estudamos, refinamos e sangramos no treino para que, quando a vida nos exigir o gume, possamos estar lá — sãos, despertos, presentes. Nem um segundo antes, nem um segundo depois. Apenas na hora certa, no tempo certo, com a resposta certa.

José Orlando Witzler
José Orlando Witzler
Eu sou eu . Você é você . Eu só consigo ser eu se você for você. Você só conseguira ser você se eu for eu. Ai nós conseguimos conversar. Esta é a intensão deste trabalho. Jose Orlando Witzler. Geração 1961. Engenheiro. Empresário. Pai de família. Observando solitariamente de um farol distante. Sinalizando por este humilde blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles