sábado, 17 outubro 26

Top 5 semana

Posts Relacionados

A Profecia Celestina e a importância dos encontros

A Profecia Celestina e a importância dos encontros

Por que A Profecia Celestina?

No romance de James Redfield, a história começa com a descoberta de um antigo manuscrito. Algo que estava escondido vem à luz e põe as pessoas em movimento. Elas partem em busca de suas revelações, mas, ao longo do caminho, começam também a olhar de outra maneira para a própria vida.

É esse sentido de busca que me interessa. Às vezes sentimos que perdemos alguma coisa, embora não saibamos dizer exatamente o quê. Seguimos ocupados, encontramos pessoas, conversamos, nos despedimos. Só mais tarde percebemos que um encontro poderia ter nos mostrado algo, se tivéssemos prestado atenção.

Talvez o que procuramos não esteja tão distante. Pode surgir numa conversa simples, numa coincidência que nos faz parar ou na disposição de ouvir alguém sem julgá-lo de imediato. Há uma compreensão que não chega pelo esforço de controlar tudo. Ela começa quando nos tornamos atentos.

Leio a busca narrada no livro como um convite a recuperar essa sensibilidade. Não precisamos transformar cada encontro numa mensagem misteriosa. Mas podemos perguntar, com sinceridade: o que esta pessoa tem a me mostrar, e o que eu deixo de perceber quando tento julgá-la ou conduzi-la?

A Profecia Celestina é um romance de James Redfield, autor e terapeuta norte-americano, publicado originalmente em 1993. Redfield escolheu contar suas ideias por meio de uma aventura: o protagonista viaja ao Peru em busca de um antigo manuscrito que, na ficção, reúne nove percepções espirituais. O livro ganhou uma adaptação para o cinema em 2006, da qual o próprio autor participou como corroteirista e produtor.

Segundo Redfield, sua intenção era dar forma narrativa a experiências que observava em pessoas comuns: coincidências que parecem significativas, perguntas sobre o propósito da vida e mudanças na maneira de perceber o mundo. Em vez de apresentar uma teoria acadêmica, ele quis que o leitor acompanhasse uma jornada e reconhecesse nela algo de sua própria experiência.

Uma das ideias do livro me chama especialmente a atenção: o que acontece no encontro entre duas pessoas? Podemos nos aproximar para ouvir e oferecer algo. Mas também podemos nos aproximar para disputar atenção, julgar ou exercer controle. A oitava visão do livro trata justamente dessa ética das relações e propõe uma atitude de doação no lugar da disputa por poder.

É aqui que começo minha própria reflexão sobre a impartição. Há o eu e há o tu. Entre os dois existe um espaço que não pertence a nenhum deles: o espaço do encontro. A proximidade física pode abrir uma oportunidade, mas não garante que algo aconteça. Quantas vezes estamos ao lado de alguém sem realmente vê-lo?

A palavra próximo ajuda a perceber essa passagem. Como adjetivo, descreve quem está perto. Como substantivo, o próximo é alguém cuja vida reconheço. Na parábola do bom samaritano, Jesus desloca a pergunta “quem é o meu próximo?” para a atitude de quem vê uma pessoa ferida e age com misericórdia. O próximo não é apenas quem estava a uma curta distância; é também quem decidiu se fazer próximo.

Para que a impartição aconteça nesse “entre”, acredito que é preciso haver amor. Posso ter uma palavra, uma experiência ou um dom a oferecer. Se me aproximo para provar que estou certo, para fazer o outro depender de mim ou para moldá-lo à minha vontade, já comprometi o encontro. O amor verdadeiro não precisa possuir a pessoa para alcançá-la.

Isso exige vigilância sobre nós mesmos. Julgar pode parecer discernimento; manipular pode parecer cuidado. Antes de falar, preciso perguntar: estou procurando compreender esta pessoa ou apenas classificá-la? Estou oferecendo algo livremente ou esperando controlar sua resposta? Policiar-se, nesse sentido, não é vigiar a vida do outro. É examinar a própria intenção.

Essa é a ligação que faço com o amor ensinado por Jesus. Ele chama seus discípulos a amar uns aos outros. Paulo descreve um amor paciente, bondoso e que não busca apenas seus próprios interesses. Leio nessas passagens um convite a servir sem transformar o outro em posse.

A Profecia Celestina usa a linguagem de energia e fluxo para falar das relações. Minha leitura cristã usa outra linguagem: graça, próximo e ação do Espírito Santo. Não preciso considerar essas explicações idênticas para reconhecer a pergunta valiosa que o livro desperta: estou dando espaço para que o outro exista livremente diante de mim?

Talvez a importância dos encontros esteja justamente aí. Alguém pode nos mostrar uma fonte que ainda não havíamos percebido. Podemos fazer o mesmo por outra pessoa. Mas só haverá verdadeira impartição se o espaço entre o eu e o tu permanecer livre do desejo de dominar.

O amor abre esse espaço. Não prende o próximo a nós; ajuda-o a encontrar seu próprio caminho diante da fonte.

José Orlando Witzler
José Orlando Witzler
Eu sou eu . Você é você . Eu só consigo ser eu se você for você. Você só conseguira ser você se eu for eu. Ai nós conseguimos conversar. Esta é a intensão deste trabalho. Jose Orlando Witzler. Geração 1961. Engenheiro. Empresário. Pai de família. Observando solitariamente de um farol distante. Sinalizando por este humilde blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles