DEE HOCK
Prefacio.
Grande frase:-
“A situação já foi longe demais.
Não há tempo para pessimismo.”
Se você construiu castelos no ar, seu trabalho não está perdido: é aí mesmo o lugar deles. Agora ponha sob eles o alicerce.
“Deus não me perguntará por que não fui Moises. Ele me perguntará por que não fui eu mesmo.”
Se você quer descobrir oque é o sistema , mas quer transforma-lo em benefício de todos, DEE HOCK vai lhe ensinar.”
“Insufla vida nas pessoas”
“QI – Ecológico e social”
(21) -Uma organização humana pode funcionar como uma floresta.
(34) – A vida nunca entrega seus segredos a uma fita métrica.
(37) – A vida é um eterno vir a ser. Vir a ser não é uma coisa a ser conhecida, comandada ou controlada. É uma odisseia magnifica e misteriosa a ser experimentada.
(49)- A mente e o corpo vão a igreja de vez em quando, mas o coração e espírito – nunca mais. A ideia da comunidade.
(50) – Só os tolos veneram ferramentas.
(53) – Não pode haver vida sem ciclos equilibrados de dar e receber.
A troca não monetária de valor frusta nosso desejo de perfeita previsibilidade e controle, coisas que a troca monetária sempre promete – mas nunca cumpre. Uma dadiva com expectativas não é dadiva. É barganha. Numa troca não monetária de valor, dar e receber não é uma transação. É uma oferta e uma aceitação. Na natureza, quando o ciclo fechado de dar e receber se desequilibra, logo vem a morte e a destruição. É assim na sociedade. Quando reina a fanfarrice do dinheiro, passamos a acreditar que a vida é um direito que contém um direito, que é o direito de obter. A vida não é um direito. A vida é uma dádiva que traz uma dadiva, que é a arte de dar. E a comunidade é o mercado em que podemos dar nossas dadivas e receber as dadivas dos outros. Quando a consciência individual e coletiva fica receptiva a novos conceitos de organização que essa maneira de pensar implica, as organizações sociais podem entrar em harmonia com o espírito humano e a biosfera. Será que essa voz que canta para nós agora.? Será que essa canção distante está começando a se ouvida através da terra?
(65)- Os espíritos vingativos têm atração por juramentos.
(89) – Se não houver diferença não há como concordar.
(91) -Pessoas de todas as partes estão ficando desesperadas por um sentido renovado de comunidade.
(93) – A inspiração é filha do desespero.]
( 62) – Nas organizações da era industrial, o proposito se desgasta e se transforma em processo.
(63)- A era industrial se transformou em era de administradores.
(64)-Nossa expertise e a administração de uniformidade e eficiência, enquanto a coordenação da variabilidade e da complexidade- o próprio processo de mudança.
( 107)-Os velhos paradigmas da previsibilidade.
(111)- De repente, como um diamante na lama, lá estava a saída.! A necessidade de um novo conceito de organização e um apoio precário para firmar o pé tentar.
(111) – Compreender os acontecimentos e influenciar o futuro exige o domínio de quatro maneiras de ver as coisas: como eram, como são, como podem se tornar e como deveriam ser.
(113) – Os negócios, assim como as nações, raças e tribos, se extinguem não quando malogram ou são suprimidos, mas quando perdem o entusiasmo e a esperança em relação ao futuro. Na medida exata em que existe clareza de propósito e princípios comuns e se acredita neles, o comportamento construtivo e harmonioso pode ser EDUZIDO.
(131) – Não consenso no sentido moderno de acordo unânime, mas no sentido original, mais profundo, de solidariedade. Uma posição em que todos pudessem ficar confortavelmente juntos para agir de acordo com o propósito e os princípios, para aprender com as ações, para refletir sobre o aprendizado e para formular o passo seguinte. Para isso seria mais necessário dar valor a inovação do que ao planejamento, mais a síntese que à análise, mais a compreensão que o conhecimento. Teologia simplificada da organização cárdica.
(136) – O futuro não é feito de lógica e razão. É feito de imaginação, esperança e convicção.
(176) – “A informação é uma diferença que faz a diferença. Se o que é recebido não pode ser diferenciado ou, se uma vez diferenciado, não faz diferença, é apenas ruido.”
(179) – A possibilidade não pode ser determinada pela opinião, mas somente pela tentativa.
(183) – Ninguém jamais esqueceu a alegria de trazer para o trabalho a totalidade da mente, do corpo e do espírito, ciente de que tal totalidade não existe sem a ligação com os outros no propósito maior do projeto da comunidade.
(185) – I=D.C2. (Capacidade de receber, utilizar, armazenar, transformar e transmitir informação é igual à diversidade social vezes a complexidade social ao quadrado.
(187) – A evolução não telefone para você informando a nova versão.
(190) – O poder econômico das pessoas comuns vem da liberdade de escolha e de recursos suficientes para buscá-los.
(195) – Os dados se transformam em informação quando são reunidos num todo coerente que possa ser relacionado a outras informações de maneira a acrescentar sentido . (A diferença que faz a diferença).
(207) – Ninguém é destituído de autonomia, mas ninguém é totalmente autônomo. Liderança não é fazer bons julgamentos e agir com sabedoria quando se tem todos os dados, fatos e informações. Isso não é nem sequer administração é escrituração.
(227) – A vida é um contrato sagrado entre os mortos, os vivos e os não nascidos.
(231) – Gasta-se muita criatividade, muito empenho e muita inteligência para contornar a grudenta e estupida rede de regras e regulamentos que prende dês
necessariamente as pessoas.
(267) – Só então ela não poderá jamais lhe ser retirada.
MENSAGEM DO LEITOR.
Revolucionário, me ajudou muito a entender oque é o sistema e como vence-lo.
Reforçou o meu entendimento de que o ser humano não é digital e não aceita enquadrar sua vida e tomadas de decisões a um algoritmo digitalizado. Não vai funcionar. E a razão de tanto fracasso empresarial e pessoal esta neste entendimento e aplicação desta regra.
Consolidou o meu entendimento em referencia aos planejamentos e programações que fazemos continuamente e que sempre não dão certo. Não seria deixar de planejar mais planejar de forma caótica e aceitando a complexidade como uma variável presente e incontrolável.
A leitura deste livro é fantástica e inspiradora para a minha vida como um todo . Recomento.
Jose Orlando Witzler ( 14/05/2025)

