sexta-feira, 20 fevereiro 26

Top 5 semana

Posts Relacionados

Nascimento da Era Caordica

DEE HOCK

Prefacio.

Grande frase:-

 “A situação já foi longe demais.

 Não há tempo para pessimismo.”

Se você construiu castelos no ar, seu trabalho não está perdido: é aí mesmo o lugar deles. Agora ponha sob eles o alicerce.

“Deus não me perguntará por que não fui Moises. Ele me perguntará por que não fui eu mesmo.”

Se você quer descobrir oque é o sistema , mas quer transforma-lo  em benefício de todos, DEE HOCK vai lhe ensinar.”

“Insufla vida nas pessoas”

“QI – Ecológico e social

(21) -Uma organização humana pode funcionar como uma floresta.

(34) – A vida nunca entrega seus segredos a uma fita métrica.

(37) – A vida é um eterno vir a ser. Vir a ser não é uma coisa a ser conhecida, comandada ou controlada. É uma odisseia magnifica e misteriosa a ser experimentada.

(49)- A mente e o corpo vão a igreja de vez em quando, mas o coração e espírito – nunca mais. A ideia da comunidade.

(50) – Só os tolos veneram ferramentas.

(53) – Não pode haver vida sem ciclos equilibrados de dar e receber.

A troca não monetária de valor frusta nosso desejo de perfeita previsibilidade e controle, coisas que a troca monetária sempre promete – mas nunca cumpre. Uma dadiva com expectativas não é dadiva. É barganha. Numa troca não monetária de valor, dar e receber não é uma transação. É uma oferta e uma aceitação. Na natureza, quando o ciclo fechado de dar e receber se desequilibra, logo vem a morte e a destruição. É assim na sociedade. Quando reina a fanfarrice do dinheiro, passamos a acreditar que a vida é um direito que contém um direito, que é o direito de obter. A vida não é um direito. A vida é uma dádiva que traz uma dadiva, que é a arte de dar.  E a comunidade é o mercado em que podemos dar nossas dadivas e receber as dadivas dos outros.   Quando a consciência individual e coletiva fica receptiva a novos conceitos de organização que essa maneira de pensar implica, as organizações sociais podem entrar em harmonia com o espírito humano e a biosfera. Será que essa voz que canta para nós agora.? Será que essa canção distante está começando a se ouvida através da terra?

(65)- Os espíritos vingativos têm atração por juramentos.

(89) – Se não houver diferença não há como concordar.

(91) -Pessoas de todas as partes estão ficando desesperadas por um sentido renovado de comunidade.

(93) – A inspiração é filha do desespero.]

( 62) – Nas organizações da era industrial, o proposito se desgasta e se transforma em processo.

(63)- A era industrial se transformou em era de administradores.

(64)-Nossa expertise e a administração de uniformidade e eficiência, enquanto a coordenação da variabilidade e da complexidade- o próprio processo de mudança.

( 107)-Os velhos paradigmas da previsibilidade.

(111)- De repente, como um diamante na lama, lá estava a saída.! A necessidade de um novo conceito de organização e um apoio precário para firmar o pé tentar.

(111) – Compreender os acontecimentos e influenciar o futuro exige o domínio de quatro maneiras de ver as coisas: como eram, como são, como podem se tornar e como deveriam ser.

(113) – Os negócios, assim como as nações, raças e tribos, se extinguem não quando malogram ou são suprimidos, mas quando perdem o entusiasmo e a esperança em relação ao futuro. Na medida exata em que existe clareza de propósito e princípios comuns e se acredita neles, o comportamento construtivo e harmonioso pode ser EDUZIDO.

(131) – Não consenso no sentido moderno de acordo unânime, mas no sentido original, mais profundo, de solidariedade. Uma posição em que todos pudessem ficar confortavelmente juntos para agir de acordo com o propósito e os princípios, para aprender com as ações, para refletir sobre o aprendizado e para formular o passo seguinte. Para isso seria mais necessário dar valor a inovação do que ao planejamento, mais a síntese que à análise, mais a compreensão que o conhecimento. Teologia simplificada da organização cárdica.

(136) – O futuro não é feito de lógica e razão. É feito de imaginação, esperança e convicção.

(176) – “A informação é uma diferença que faz a diferença. Se o que é recebido não pode ser diferenciado ou, se uma vez diferenciado, não faz diferença, é apenas ruido.”

(179) –  A possibilidade não pode ser determinada pela opinião, mas somente pela tentativa.

(183) – Ninguém jamais esqueceu a alegria de trazer para o trabalho a totalidade da mente, do corpo e do espírito, ciente de que tal totalidade não existe sem a ligação com os outros no propósito maior do projeto da comunidade.

(185) – I=D.C2. (Capacidade de receber, utilizar, armazenar, transformar e transmitir informação é igual à diversidade social vezes a complexidade social ao quadrado.

(187) – A evolução não telefone para você informando a nova versão.

(190) – O poder econômico das pessoas comuns vem da liberdade de escolha e de recursos suficientes para buscá-los.

(195) – Os dados se transformam em informação quando são reunidos num todo coerente que possa ser relacionado a outras informações de maneira a acrescentar sentido . (A diferença que faz a diferença).

(207) – Ninguém é destituído de autonomia, mas ninguém é totalmente autônomo. Liderança não é fazer bons julgamentos e agir com sabedoria quando se tem todos os dados, fatos e informações. Isso não é nem sequer administração é escrituração.

(227) – A vida é um contrato sagrado entre os mortos, os vivos e os não nascidos.

(231) – Gasta-se muita criatividade, muito empenho e muita inteligência para contornar a grudenta e estupida rede de regras e regulamentos que prende dês

necessariamente as pessoas.

(267) – Só então ela não poderá jamais lhe ser retirada.

MENSAGEM DO LEITOR.

Revolucionário, me ajudou muito a entender oque é o sistema e como vence-lo.

Reforçou o meu entendimento de que o ser humano não é digital e não aceita enquadrar sua vida e tomadas de decisões a um algoritmo digitalizado. Não vai funcionar. E a razão de tanto fracasso empresarial e pessoal esta neste entendimento e aplicação desta regra.

Consolidou o meu entendimento em referencia aos planejamentos e programações que fazemos continuamente e que sempre não dão certo. Não seria deixar de planejar mais planejar de forma caótica e aceitando a complexidade como uma variável presente e incontrolável.

A leitura deste livro é fantástica e inspiradora para a minha vida como um todo . Recomento.

Jose Orlando Witzler ( 14/05/2025)

Artigo anterior
Próximo artigo
José Orlando Witzler
José Orlando Witzler
Eu sou eu . Você é você . Eu só consigo ser eu se você for você. Você só conseguira ser você se eu for eu. Ai nós conseguimos conversar. Esta é a intensão deste trabalho. Jose Orlando Witzler. Geração 1961. Engenheiro. Empresário. Pai de família. Observando solitariamente de um farol distante. Sinalizando por este humilde blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles